Automóveis semi-novos: 10 dicas para comprar um carro usado

maio 11, 2010

Comprar carros seminovos

Comprar carros seminovos

Antes de fechar negócio e comprar um carro usado, veja algumas dicas que podem evitar problemas futuros.

1- Por que comprar um carro usado?
Muitos motoristas preferem comprar carro usado pois podem dirigir modelos mais espaçosos e bem equipados pelo preço de um compacto zero. Além disso, o carro usado desvaloriza menos que o carro novo, que perde valor assim que é retirado da concessionária.

2- O preço do carro seminovo é tabelado?
O carro usado não tem preço fixo. É baseado no preço do mesmo modelo zero quilômetro, no tempo de uso e em outros fatores como conservação, quilometragem, versão, sucesso de vendas e até preço do seguro.
Não há bases sólidas para o cálculo do preço do carro usado. O mercado acaba se auto regulando e cria faixas de preço médio para cada caso. Uma boa maneira de consultar os valores médios é através da tabela FIPE de veículos.

3- Abro mão da garantia em troca de descontos?
Algumas revendedoras vendem o carro “no estado”, sem garantia, em troca de desconto no preço. Prefira pagar o valor integral do carro e receber a garantia mínima de 90 dias estabelecida por lei. Fique atento ao contrato e não concorde com termos que excluam a garantia.

Comprar Carros Usados

4- Os custos de manutenção de carros usados são muito diferentes dos carros novos?
Por estar mais desgastado, o veículo usado geralmente requer mais atenção e idas à oficina. Porém, o preço dos reparos acaba sendo semelhante em carros novos e usados. Tente levantar o histórico do veículo para saber se ele encontra em bom estado.

5- Qual a melhor forma de pagamento do carro usado?
As prestações do carro usado costumam ser bem menores que a de carros novos. Esta é a grande vantagem deste tipo de veículo. Porém, comprar a prazo acarreta em juros que são dispensados no pagamento a vista, prefira esta última forma de pagamento caso tenha dinheiro em mãos. No caso de parcelar, tente obter parcelas fixas.

6- Qual modelo usado devo adquirir?
A escolha de um carro é bastante pessoal. No entanto, converse com outros proprietários para descobrir como o veículo se comporta conforme aumenta o tempo de uso. Cores neutras como preto e prata são mais fáceis de revender. Fique atento também ao consumo de combustível e pesquise o preço de manutenção.

7- Como avaliar o estado do veículo?
Faça uma avaliação superficial. Procure por amassados, riscos e ferrugem nas latarias. Teste o fechamento das portas – se apresentarem brechas pode significar que o carro sofreu batidas. Faça um text-drive e, se possível, consiga a opinião de um mecânico de confiança.

Carros usados

8- Como saber o histórico do veículo?
O primeiro passo é conversar com o atual dono ou concessionária. Em seguida, consiga o número do Renavam para pesquisar sobre o carro no Denatran.

9- Como lidar com vendedores?
Naturalmente, proprietários interessados em passar o carro adiante e vendedores de concessionárias, que recebem comissão por venda, deixarão evidenciados os pontos positivos do veículo. Não esconda que pretende pesquisar em outros locais. Apresente tabelas em jornais, panfletos com preços e propostas de outros vendedores para pechinchar.

10- Onde procurar carros à venda?
Revendedora de carros usados;
Grandes concessionárias especializadas em carros usados;
Feirões de carros usados;
Concessionárias de carros novos que também vendem carros usados;
Sites de carros usados, muitas vezes ligados aos revendedores;
Classificados impressos ou na internet;

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: